quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

EM OMÍADA

Pelos átrios do bazar central

em Damasco, a capital,

eu seguia,

um turista

sem guia.

De inopino,

parecido com violino,

um cântico,

em forma de recital.

Parei.

Observei.

Lojas se fechavam,

pessoas juntas caminhavam,

o que antes era um vaivém humano,

tinha agora um só rumo,

tomei também aquele prumo.

Enfim cheguei,

uma porta estreita,

à direita,

o anfitrião pediu

pra ficar de pé no chão,

obedeci,

entrei.


Era a Mesquita Omíada,

dei dois passos,

me impressionei,

era um lindo e enorme local,

todo decorado,

todo atapetado,

eram muitos os fiéis,

devotados,

sentados,

ajoelhados,

debruçados.

Deslumbrei,

também orei,

me emocionei.

Me refiz,

conhecer mais quis,

ansiei tudo registrar,

até retratar,

retratei.

Um homem

com gentileza me abordou,

disse-me para ficar a vontade,

e conhecer aquele templo,

de paz e bondade.

Agradeci,

segui,

logo vi

um monumento

de mármore acabado,

sendo muito reverenciado,

pretendi saber o que representava,

porém,

acanhado para perguntar estava,

de coragem me vesti,

e indaguei a outro turista,

oh, qual foi minha surpresa,

era o túmulo de João Batista.

Ah, naquela hora chorei,

diante de Deus me prostrei,

agradeci por estar ali.

Daquele instante adiante

então,

me tornei um Cristão

que reconhece,

o valor da oração do irmão,

independente de religião.

Nasceu em mim

a forte convicção,

de que a fé mais fervorosa

decorre do respeito

à diversidade religiosa.


11 comentários:

  1. Amigo, realmente o lugar é mágico...estive lá e concordo com todas as palavras desse seu lindo poema.

    ResponderExcluir
  2. MABROUKKKKKKKKK...QUE LINDA ESTA OBRA QUE VC CRIOU.PERFEITO!! QUE DEUS ESTEJAA SEMPRE AO SEU LADO TE GUIANDO E TE ILUMINANDO SEMPRE....
    KADIJA

    ResponderExcluir
  3. maravilhoso!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Esse poema é um belo exemplo de respeito à diversidade religiosa a ser seguido Luciano!! Isso não tem preço aos olhos do Nosso Criador, pois todos nós somos filhos do mesmo Pai!Lindíssimo!!

    ResponderExcluir
  5. UNIÓN, UNIÓN, UNIÓN... EN EL DISCENSO
    TODOS SOMOS HIJOS DE UN ÚNICO DIOS
    HERMOSO TU POEMA, QUERIDO BRIMO...
    MUY CONMOVEDOR...
    MIS FELICITACIONES Y QUE CONTINUÉS QUE EL ÉXITO ES TUYO,
    ALY ABOU SALEH N.

    ResponderExcluir
  6. Luciano que poema mais lindo!!!esse sempre foi e é meu lema q todos nós somos irmãos independente da religião ...


    ....Nasceu em mim

    a forte convicção,

    de que a fé mais fervorosa

    decorre do respeito

    à diversidade religiosa... isso é emocionante amei somos todos irmão...Parabéns
    Zakia s.s. Fares

    ResponderExcluir
  7. Meu DEUS do Céu, que coisa mais linda qua acabei de Ler, Luciano, sério fiquei todo arrepiado de ler este Blog, lindo demais, Parabens...

    ResponderExcluir
  8. Espirito Santo Advogados (Margareth)22 de fevereiro de 2012 às 23:46

    Caro Luciano, vc conseguiu abordar um tema profundo com a simplicidade dos sábios. Fiquei emocionada e penso como vc. Entendo que toda religião praticada com amor e voltada para o próximo é válida. Allah te abençoe.

    ResponderExcluir
  9. Luciano, posso dizer, depois de ler esse poema e ver a imagem externa da Mesquita de Omíada, que estive lá. Que senti todas as emoções que vc sentiu ao se ver diante do túmulo de João Batista. Saiba, amigo, que , para mim que conheço quase nada do mundo ao vivo, posso dizer que conheço a Mesquita de Omídia. Que, atravez de seu poema, lá estive e, a seu lado, orei pela PAZ..

    ResponderExcluir
  10. Stella Maris Brizola21 de março de 2012 às 19:19

    Lindíssimo o poema!!!Eu me emocionei às lágrimas!!!Nem tenho como descrever o que senti!Obrigada, Luciano, por me proporcionar este momento em minha vida!!!Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  11. Luki. Voce e o Alkontar, não mudem, só melhorem suas sensibilidades. Parabens. (Claudio)

    ResponderExcluir